A AIDS ainda não tem cura. A informação e prevenção são o melhor caminho. Por Janaína Barbant  Foto: CC/Sham Hardy Hoje, 1º de d...

Dia mundial de luta contra a AIDS - 5 filmes que abordam o tema

A AIDS ainda não tem cura. A informação e prevenção são o melhor caminho.

Por Janaína Barbant 

Foto: CC/Sham Hardy

Hoje, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. A doença é causada pelo vírus HIV e ataca o sistema imunológico, ou seja, as células de defesa do nosso corpo, fazendo o organismo ficar mais vulnerável a outras doenças, desde um simples resfriado a infecções mais graves.

A sétima arte tem feito desse assunto um tema cada vez mais presente em suas produções. Essa exposição é super importante para que haja conhecimento e debate, uma vez que a AIDS não tem cura e a prevenção é extremamente importante.  Aqui reunimos uma lista com cinco filmes que tem a doença o tema principal. Confira!

1.    The Normal Heart
O filme se passa na década de 1980, quando uma nova doença aparece se alastrando pelos Estados Unidos e causando um grande índice de mortalidade. Tratado como "câncer gay", devido ao fato de a maior parte dos infectados serem homossexuais, o governo da época não dá a devida importância. Aí entra Ned Weeks (Mark Ruffalo), um escritor que apela para todos os meios de comunicação possíveis para falar sobre o tema.



2.    Clube de Compras Dallas
Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um eletricista texano, que descobre que é soropositivo. Assim, ele trava um conflito com a indústria farmacêutica da época e na busca por tratamentos alternativos, começa a contrabandear medicamentos ilegais do México junto com um transexual (Jared Leto) que conheceu no hospital. O filme se passa na década de 1980, época mais obscura da doença.


3.    Cazuza – O tempo não para
O filme acompanha a vida marcante de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início de sua carreira em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O filme narra sua trajetória, como o Barão Vermelho, a carreira solo, suas músicas que descreviam as angústias de uma geração, além de seu comportamento transgressor e a atitude na hora de se apresentar, mesmo debilitado pela AIDS.


4.    Philadelphia
Andrew Beckett (Tom Hanks) é um advogado homossexual, que se vê demitido da firma conservadora que trabalha, logo depois de descobrirem que ele havia contraído o vírus HIV. Andrew então contrata os serviços de Joe Miller (Denzel Washington) para processar a firma. Só que Joe é um advogado homofóbico, que tem que deixar seus próprios valores de lado para conseguir vencer o caso.


5.    Carandiru
Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade da superlotação em celas, violência e precariedade. Mas apesar de todos os problemas, o médico percebe que dentro da prisão existe um clima de solidariedade e uma grande vontade de viver. 


0 comentários: