Conheça mais sobre os bastidores do fabuloso mundo drag queen. Por Fábio Dias Foto: Bruno Goes No início de janeiro de 2016, em locaç...

Eu vos apresento: Grace Kelly

Conheça mais sobre os bastidores do fabuloso mundo drag queen.
Por Fábio Dias
Foto: Bruno Goes
No início de janeiro de 2016, em locações do centro de Carapicuíba, Região Metropolitana de São Paulo, começava a ser montada a peça "Compra-se um Sonho", apresentada no último sábado (19). Escrita por Bianca Moreno e dirigida por Josimar Miranda, foi um sucesso de público e crítica nas duas sessões apresentadas.

Foram meses de pesquisas, ensaios e criações de trejeitos, construções de histórias e laboratórios para uma imensa diversidade de personagens: Cantor, Bicheiro, Faxineira, Viajante, Vendedor, Blogueira e muito mais. Este é o meu relato, dei vida a drag queen Grace Kelly, e conto toda a preparação aqui. 


Minha personagem é uma artista que se apresenta dublando grandes cantoras como Irene Cara, Donna Summer e Madonna. Ela se monta com vestidos de gala, plumas de cores vibrantes e uma peruca rosa que é a sua principal característica. Sempre acompanhada de sua fiel amiga e segurança, é paparicada com mordomias que toda estrela merece: alguém escovando seus cabelos, cuidando de suas unhas e abanando para que não sinta calor – às vezes é trabalho forçado (hihihi).

Foto: Bruno Goes
Para viver Grace, eu assisti a muitos documentários na internet, que ensinam desde se maquiar a se mover em um palco. São pessoas que vão contando toda a sua rotina enquanto se montam, o quão dificultoso é conseguir se apresentar nas boates brasileiras e como está crescendo a visibilidade para drag queens, apesar de serem mal remuneradas.

Aprendi o básico para performar e agir como uma, mas para quem faz das apresentações uma renda mensal, é necessário saber costurar, se maquiar, mexer no cabelo, criar roupas, dublar, às vezes atuar e em raras exceções, cantar.

A melhor parte de viver uma personagem como essa é contar a história que ela carrega. Todo homem por trás de uma drag queen e toda mulher por trás de um drag king possui um testemunho para ser contado. Seja de superação ou realização, estão todos em busca dos seus sonhos e seus únicos propósitos são o entretenimento e se sustentar.
Haverá outras apresentações em 2017 e eu aguardo a sua presença lá para conhecer um pouquinho a minha inspiradora e divertida Grace Kelly.



Agradecimentos:
- Agradeço a minha irmã Ana por toda a ajuda
- Jonatas e Erica pelos conselhos, Bianca por todo toque positivo
- Todo amor aos meus amigos(as) e companheiros(as) de cena
- Obrigado ao público que foi amável nas duas apresentações ❤

Um comentário: