Texto e foto por Renato Cavalcanti
Parada do Orgulho LGBT 2014, Buenos Aires |
No mês de junho, o orgulho LGBT é celebrado mundialmente, desde a Rebelião de Stonewall em 1969, quando homossexuais enfrentaram a polícia durante uma invasão no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque. Essa manifestação é considerada um dos eventos mais importantes que levaram ao movimento moderno de libertação e luta pelos direitos LGBTs. O Apego Cultural indica 7 ótimos filmes (com o trailer de cada) para você se apaixonar e se orgulhar ainda mais.
PRISCILLA, A RAINHA DO DESERTO
As drag-queens Anthony/Mitzi e Adam/Felicia e a transexual Bernadette conseguem um contrato para realizar um show drag em um resort na cidade turística de Alice Springs, localizada no remoto deserto australiano. Cada uma delas têm um motivo pessoal para querer deixar Sydney, rodando pelo deserto no ônibus de excursão chamado Priscilla. As divertidas e talentosas drags queens vivem as suas aventuras, com experiências únicas. Na estrada, encontram o mecânico Bob e ganham mais um companheiro de viagem.
CUATRO LUNAS
Quatro histórias sobre amor e autoaceitação em diferentes fases da vida. Em Lua nova, um menino de 11 anos se esforça para manter em segredo a atração que sente pelo seu primo; em Lua crescente, dois amigos de infância se reencontram anos depois e iniciam um relacionamento difícil devido ao medo de serem descobertos; já em Lua cheia, um casal de namorados juntos há muitos anos estão numa crise depois de uma terceira pessoa aparecer na vida de um deles; e em Lua minguante, um idoso homem de família é obcecado por jovens garotos de programa e tenta arrumar dinheiro para ter a experiência de estar com um jovem.
TRANSAMERICA
Bree Osbourne mora em Los Angeles e economiza o quanto pode para fazer a última cirurgia de readequação sexual. Uma semana antes da operação, ela recebe um telefonema de Toby, um jovem preso em Nova York que está à procura do pai. Bree percebe que ele foi fruto de um antigo relacionamento seu. Ela, então, viaja para Nova Iorque para encontrar o garoto. Num verdadeiro road movie, Bree e o filho iniciam a viagem de volta para Los Angeles e, no caminho, muita coisa acontece.
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN
ORAÇÕES PARA BOBBY
Os jovens Jack Twist e Ennie Del Mar se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas na fazenda de Brokeback Mountain. Jack sonha em ser cowboy, enquanto Ennie quer se casar com Alma assim que o verão acabar. Isolados por semanas na montanha, eles se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Com o fim do verão, o trabalho termina e cada um segue seus interesses, embora o período vivenciado por eles ter marcado suas vidas para sempre. O filme mostra o relacionamento ao longo de dezoito anos.
Mary Griffith é uma cristã que segue à risca os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Bobby, um dos seus filhos, conta ao irmão mais velho que é gay, o que muda a vida da família inteira quando Mary descobre. Ela passa a submetê-lo a terapias com o intuito de “curá-lo”. Porém, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, suicidando-se aos dezoito anos de idade. Depois disso, Mary descobre um diário de Bobby e passa a entender o que realmente se passava na mente dele. Ela passa a rever os seus preconceitos e se torna uma ativista dos direitos dos homossexuais.
AZUL É A COR MAIS QUENTE
Adèle é uma tímida garota de 15 anos que, ainda no ensino médio, passa a ter fantasias com uma mulher de cabelos azuis que viu na rua, sua primeira paixão. Certo dia, Adèle vai a um bar frequentado por lésbicas e lá encontra a mulher de cabelos azuis. Ela é Emma, uma estudante de artes. Elas se tornam amigas e Adèle entra em conflito com a sua família ao assumir o seu amor secreto. Com o passar do tempo, ela passa a viver com Emma e outros conflitos surgem.
TATUAGEM
O cenário do filme é Recife, em 1978. Liderados por Clécio Wanderley, um grupo de artistas da trupe teatral Chão de Estrelas provoca a moral e os bons costumes pregados pela ditadura militar, realizando espetáculos de resistência política com muito deboche, anarquia e subversão. É quando Clécio conhece Fininha, o soldado Arlindo Araújo, um garoto de 18 anos. É neste encontro de mundos que eles iniciam um relacionamento onde precisam lidar com a liberdade dos palcos e a repressão da ditatura.
0 comentários: