Imagens que vão mudar sua percepção do mundo. Por Janaína Barbant Foto: Divulgação O documentário “Earthlings” traduzido “Terrá...

Somos todos terráqueos

Imagens que vão mudar sua percepção do mundo.
Por Janaína Barbant
Foto: Divulgação
O documentário “Earthlings” traduzido “Terráqueos”, foi dirigido pelo cineasta Shaun Monson, narrado pelo ator Joaquin Phoenix e com a trilha sonora composta pelo músico Moby. Os três são veganos e assistindo ao filme entende-se o porquê.

O filme mostra como a nossa relação com a natureza e com outros seres vivos é totalmente deturpada e desrespeitosa. O quanto à humanidade é especista, dependente dos animais para companhia, comida, roupa, entretenimento e pesquisa cientifica. O quanto estamos destruindo nossa fauna e nossa flora em nome do “progresso”.

Dividido em capítulos, todos esses aspectos são mostrados sem piedade, sem evitar cenas chocantes. Imagens fortes escondidas atrás de grandes corporações portadoras do dinheiro que move o mundo. Por isso ele é considerado um “vegan maker”, pela maneira sincera de apresentar a realidade e a ignorância do homem em dominar outras formas de vida.  

Fiquei incomodada. Chorei horrores, de soluçar. Pois é isso que acontece quando olhamos a verdade. E em 1h30min eu tomei conhecimento de tudo aquilo que os veganos defendem e descobri o quão hipócrita estava sendo ao defender gatos e cachorros, mas financiar o assassinato de outros animais que também são seres vivos.

Depois desse soco na cara, finalmente mudei minha relação com os animais. Finalmente entendi que fazemos parte de um todo. E de fato, esse é um filme que precisa ser visto, pois como disse Paul McCartney: “Se os matadouros tivessem paredes de vidros, todos seriam vegetarianos”.


O documentário é de 2005 e está disponível no YouTube nas versões dublada e legendada. 

0 comentários: