Ensinamentos que a série nos dá sobre amor e amizade. Por Janaína Barbant A série se resume a isso: o protagonista Ted contando...

How I Met Your Mother e as mais variadas formas de amor

Ensinamentos que a série nos dá sobre amor e amizade.

Por Janaína Barbant


A série se resume a isso: o protagonista Ted contando para os dois filhos a história de como conheceu a mãe deles. Mas, digamos que até chegar a esse ponto, ele conta as aventuras vividas por ele e por seus amigos Lily, Marshall, Robin e Barney. Histórias engraçadas, tristes, de seus relacionamentos amorosos, tudo detalhado e sobre cada um, tendo como cenário principal a mesa de um bar em Nova York.

Vamos começar pelo protagonista Ted, arquiteto e romântico, que sonha em casar e ter filhos. Ele conhece Robin e se apaixona à primeira vista. No primeiro encontro já diz que a ama, o que a assusta. E ele não desiste. Ted mostra-se mais apaixonado e disposto a conquistá-la. Ele sempre faz de tudo pra agradá-la, mesmo quando não estão juntos. Ele tem várias namoradas, sempre na esperança de encontrar aquela que melhor se encaixa ao cargo de mãe, mas tem um problema: nenhuma delas é Robin. 

Robin é canadense, jornalista e totalmente independente. O foco dela é o trabalho, conquistar espaço e sucesso na carreira. Não está tão preocupada com casamento e filhos, um dos motivos que lhe faz terminar com Ted. Outro fato que os diferenciam é que ela não demostra muito seus sentimentos, procurando sempre passar a imagem de uma pessoa dura e forte.

Lily é professora infantil, conselheira e o amorzinho da turma. Namora desde a faculdade com Marshall. Os dois tem um relacionamento sério e divertido, são amigos, fazem piadas um com o outro, discutem a relação, sonham em se casar e ter filhos. Aliás, Lily meio que é a mãezona de todos. Sabe levar a vida de um jeito leve e ao mesmo tempo responsável.

Marshall é o melhor amigo do Ted, quer ser advogado ambientalista, namora Lily e é extremamente sensível. Os seus quase 2 metros de altura quase se contrastam com o seu jeito “criança” que sempre tem uma piada ou que nunca entende a piada. Super apaixonado, mesmo andando com dois solteirões nunca sequer cogitou em trair, tendo olhos só para sua namorada.

Barney é mulherengo e só usa terno. Ninguém sabe com o que ele trabalha. Utiliza-se de suas inúmeras cantadas para conquistar as mulheres, que nunca são as mesmas. Parceiro de Ted, leva o amigo nos seus “jogos do amor” e tenta fazer com que ele desista da ideia de casar. Totalmente contra relacionamentos sérios, essa sua maneira de ser é um escudo. E mais pra frente o amor vai se manifestar em sua vida da maneira mais improvável.

Ted ensina sobre acreditar no amor verdadeiro. Robin mostra sobre amor próprio e pela profissão, de que nem toda mulher sonha em casar e ter filhos. Lily e Marshal nos mostram sobre os amores duradouros. E Barney nos ensina sobre o amor casual e passageiro.  

De modo geral, não devemos nos prender ao título da série. Mais do que contar como conheceu a mãe, HIMYM nos ensina sobre amizade e amor, em suas mais variadas formas, estilos, jeitos, personalidades e tempo de se manifestar. Como várias pessoas diferentes podem ser amigas e como a vida e as circunstâncias influenciam sobre isso. Que o amor pode estar em qualquer lugar, longe ou do seu lado, que você pode demorar para encontrar ou que o conheça cedo, que ele dure longos anos, ou passe rápido.  Mas o maior ensinamento é que não importa o que aconteça só vale apena se você tem amigos com quem dividir.

0 comentários: